Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

DPU manterá atuação no interior após medida provisória

Publicado por Instituto Pro Bono
há 5 anos

Mais de 40 unidades da Defensoria Pública da União (DPU) correram o risco de encerrar suas atividades, após ser solicitada a devolução de cerca de 800 servidores públicos que atuam na DPU, o que afetaria 43 unidades do órgão no país. A decisão entretanto foi evitada por meio da Medida Provisória, garantindo a continuidade dos servidores, até que o Projeto de Lei 7.992/2014, que prevê a criação de carreira administrativa na DPU, seja enfim aprovado.

Como foi criada em caráter emergencial, a DPU depende de servidores requisitados do Poder Executivo para manter o funcionamento. Portanto agora os esforços do órgão estão voltados para a criação da carreira administrativa própria da Defensoria Pública da União por meio do Projeto de Lei 7922, que tramita em regime de urgência e agora será submetida a análise do plenário da Câmara dos Deputados.

O que faz a DPU?

O órgão tem como finalidade prestar assistência jurídica integral e gratuita à população em temas como benefícios sociais, aposentadoria, questões de saúde e moradia. O serviço é oferecido a pessoas que tenham renda de até R$ 2 mil. De 2013 para 2017, o número de atendimentos feitos pela DPU aumentou 22%. Somente em 2017, atingiu-se um total de 1.792.880.

Fonte: Agência Brasil

  • Publicações25
  • Seguidores49
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações358
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-mantera-atuacao-no-interior-apos-medida-provisoria/736097012

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu sou meio suspeito para comentar sobre a DPU, na minha opinião atendem mal e porcamente, sou totalmente favorável a sua extinção, acredito que seria bem mais econômico para o Brasil se um MM. Juiz nomeasse um defensor para o sujeito que dele precise, basta fazer as contas de quanto custa a defensoria mensalmente com todos os encargos, prédios (alugados ou construídos), auxiliares e dai vai, quando ao reverso, nomear um Operador da Direito Autônomo de qualquer cidade, estes custos estariam fora e melhor, teria-se advogados experientes e bem mais eficazes, alem do que, a DPU tem restrição quanto a defesa de determinadas causas, inclusive proibidas pela própria OAB. continuar lendo