Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Atendimento jurídico gratuito para sua organização sem fins lucrativos

Publicado por Instituto Pro Bono
há 6 anos

Se você precisa de um advogado para constituir sua organização sem fins lucrativos ou para resolver alguma demanda jurídica de sua entidade, o Instituto Pro Bono poderá encontrar um escritório de advocacia ou advogado para cuidar disso gratuitamente. Tudo isso graças à advocacia pro bono!

O que é advocacia pro bono?

Pro bono, do latim, significa “para o bem”: exercer a advocacia pro bono é prestar serviços de caráter e competência profissionais, sem remuneração, a pessoas e entidades que deles necessitem. Desde 2001, o Instituto Pro Bono tem a missão de combater a desigualdade de acesso à justiça de populações vulneráveis, por meio do estímulo à advocacia voluntária e produção de conhecimentos. De acordo com o Código de Ética da OAB, a advocacia pro bono é “a prestação gratuita, eventual e voluntária de serviços jurídicos”.

O atendimento jurídico é realmente gratuito?

Parece mentira, né? Mas o Instituto Pro Bono funciona como uma ponte entre entidades sem fins lucrativos e profissionais do direito que desejam realizar a advocacia pro bono. Por isso, todo atendimento jurídico realizado pelo Instituto Pro Bono é gratuito e voluntário, ou seja, nem você e nem a sua OSC necessitarão remunerar o advogado ou escritório pelo atendimento jurídico.

Como funciona?

Primeiramente, você realizará um cadastro no site. Depois nossa equipe irá avaliar seu cadastro e entrar em contato para entender mais sobre sua demanda. Então, encontraremos um advogado voluntário para atuar na sua demanda. A partir desse contato, você e o voluntário irão se comunicar entre si e, caso necessitem, poderão contar com o apoio da nossa equipe.

pro-bono-como-funciona

Quais regiões recebem atendimento?

Recebemos demandas de todos lugares do Brasil. Temos voluntários em diversas cidades do país e faremos o possível para facilitar o atendimento para ambas partes.

Como saber se posso receber o atendimento jurídico gratuito?

Para receber atendimento jurídico gratuito, sua OSC deve apresentar um balanço financeiro para comprovação de não ter recursos para arcar com as custas de um advogado. Mas qualquer dúvida, é só entrar em contato conosco, ok?

Ainda não tenho uma organização sem fins lucrativos formalizada, posso me cadastrar?

Sim. Você não precisa ter uma OSC constituída para se cadastrar. Inclusive, nossos advogados voluntários podem ajudá-lo nesse processo.

Como faço para receber atendimento jurídico gratuito?

Para receber atendimento, basta se cadastrar no site do Instituto Pro Bono, completar o cadastro de sua OSC e aguardar o contato de nossa equipe. Se tiver qualquer dúvida, também pode entrar em contato conosco em nosso site.

  • Publicações25
  • Seguidores49
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações582
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atendimento-juridico-gratuito-para-sua-organizacao-sem-fins-lucrativos/633386622

Informações relacionadas

Comprovação da causa debendi do cheque e prazo da ação de locupletamento ilícito

Luiz Ernesto Nogueira Advogados, Advogado
Artigoshá 6 anos

Sou contratado como PJ, mas cumpro horário e recebo ordens. Sou empregado?

Rogerio Baena Rossmann, Tabelião de Notas
Artigoshá 5 anos

Manual Básico para Criação de uma Entidade Religiosa

Sérgio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

Análise jurídica das Associações e Entidades de Classes e seus reflexos positivos perante a Sociedade Civil

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Contrato de Associação entre advogado e sociedade individual de advogado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)